, ,

Saiba tudo sobre o Período Fértil

O que é, como identificar e calcular o Período Fértil

O que é, como identificar e calcular o período Fértil

Não posso dizer que é algo simples identificar com certeza o seu período fértil. Mas no geral cada mulher tem seu período fértil uma vez por mês onde o óvulo é liberado e por um pequeno tempo pode ser fecundado.
Então você já sabe que se pretende engravidar ou até mesmo evitar a gravidez fique de olho no seu período fértil.
Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto, aprender como identificar e ainda calcular seu período fértil.
Vamos começar entendendo:

O que é Período Fértil?

É o momento do mês em que ocorre a ovulação da mulher, isso acontece entre 10 ou 14 dias depois da menstruação, dura cerca de 6 dias e onde a mulher tem mais chances de engravidar.
Você consegue identificar seu período fértil a partir dos dias da menstruação e também por meio dos sintomas que o corpo da mulher apresenta nesse momento do mês.

Identificando os sintomas do período fértil:

Abaixo vamos ver os principais sintomas que o corpo feminino apresenta no momento em que está no período fértil:

  • Aumento da temperatura corporal: Isso acontece porque parte dos óvulos se encontra madura e por isso o hormônio LH é lançado no sangue, em algumas horas se dará início ao período fértil e esse processo eleva a temperatura do corpo.
  • Cólicas Fracas: De acordo com que os óvulos forem amadurecendo o estrogênio começa a agir no útero, com isso a parede uterina cresce e fica apta para receber um óvulo fecundado. Essa preparação do útero tem como sintoma as cólicas.
  • Cheiro forte: Muitas mulheres podem sentir um cheiro forte no corpo no período fértil, isso por causa do hormônio Estrogênio.
  • Corrimento: É um corrimento sem cor que parece uma clara de ovo, acontece no momento em que a ovulação iniciar e o organismo manda os óvulos para as trompas fazendo com que o ovário produza progesterona.

Quantos dias a mulher permanece no período fértil e quais chances de engravidar?

o período fértil tem entre 5 e 6 dias. E você sabia que depois que ocorrer a ovulação, um óvulo tem uma duração pequena são entre 12 e 24 horas.
Gravidez no período fértil:
Se você quer engravidar e iniciou a ovulação hoje um esperma tem até 24 horas no máximo para fecunda-lo. Como o espermatozoide tem uma vida mais longa que o óvulo para aumentar as chances de gravidez a dica é manter relações 24 horas antes de começar a ovular, assim quando o óvulo for liberado já vai ter uma quantidade de espermatozoides para fecundar.
Mas não se preocupe se você seguir esse passo e mesmo assim não conseguir uma gravidez, pois na verdade não existe um tempo que seja exato para engravidar, cada organismo é único e os dias do período fértil varia para cada mulher e você não vai ovular no mesmo período sempre. A porcentagem de cada casal conseguir engravidar no período fértil é de apenas 25%, então pode levar algum tempo até que você consiga e isso não quer dizer que tem algum problema de fertilidade.

Como calcular o período fértil?

Lembrando que o período fértil acontece uma vez a cada mês e isso ocorre até o início da menopausa.
Para que você consiga calcular em casa seu período de ovulação é preciso:
Ter um calendário do ano, contar do primeiro dia da menstruação até chegar em dez dias, a partir da data que você alcançar conte mais 7 dias para garantir, então o restante será seu período fértil.
Por exemplo:
Primeiro dia da menstruação: dia 7
A partir do dia 7 conto mais dez dias que vai ir ao dia 17, do dia 17 conto mais 7 dias. Então chego ao dia 24, ou seja, do dia 17 ao dia 24 será o período fértil.
Com esse cálculo que parece complicado, mas com calma voce entende é que chegara ao seu período de ovulação, sabendo isso caso você não deseja engravidar deve evitar relações sexuais desprotegido já que aumenta as chances de você ficar grávida. Isso não quer dizer que nos outros dias não é possível uma gravidez por essa razão se você não quer ser mamãe agora, evite qualquer relação sem proteção.
Lembrando também que cada mês pode ser um período diferente, então é recomendado fazer o cálculo todos os meses para saber os dias de ovulação.
Muitas mulheres tem a dúvida sobre a possibilidade de engravidar na menstruação, bem não há muita chance de isso acontecer, porém, se tiver relação no fim da menstruação é possível sim engravidar, já que o espermatozoide dura alguns dias no organismo, é certo que ele vai chegar vivo no período fértil e se houver nova relação pode acontecer do óvulo ser fecundado.

Calculadoras Online e Aplicativos para celular que calculam o período fértil

Caso, você não queira ter o trabalho de calcular sozinha seu período fértil pode usar um jeito muito mais rápido e descomplicado.
Você pode acessar a calculadoras online, basta fazer uma pequena e rápida pesquisa em buscadores que você encontra diversas calculadoras de período fértil, só é preciso responder o que pede e clicar em calcular que logo aparecerá os dias que você estará ovulando.
Outro modo de acompanhar seu período fértil é baixando algum aplicativo para seu celular que seja voltado ao período feminino. Muitos dos aplicativos são totalmente gratuitos que calculam o período fértil e ainda mandam lembrete nas notificações avisando o dia que começa e o dia que termina o período.
Além dessa função a maioria dos aplicativo fazem acompanhamento de outros períodos femininos como os sintomas da TPM e ainda informam o atraso ou algo irregular nessa fase.
Os melhores e mais conhecidos aplicativos que fazem esses acompanhamentos para Android são:

  • Calendário Menstrual.
  • Gestor Período Pro.
  • Calendário do Período.
  • Calculadora da minha ovulação.

Com um desses aplicativos só você vai se manter muito bem informada sobre cada fase do corpo feminino, sem a necessidade de ter que calcular os dias férteis sozinha.
Não esqueça que para ter certa precisão nos cálculos voce precisa completar todas as informações que o aplicativo ou o site pede, caso não faça isso pode haver algum erro que compromete o cálculo e não vai dar os dias certos.
Agora que você sabe identificar e calcular os dias férteis pode controlar melhor seu corpo e usar a seu favor caso queira ou não queira engravidar.

 

Gostou? Deixe seu comentário!