,

Whey: Proteína de Altíssima Qualidade

Whey: Proteína de Alta Qualidade

Ingerir proteína é fundamental para manter o corpo funcionando bem. E que tal proteína natural, de altíssima qualidade, com pouquíssimo carboidrato e livre de gorduras?

A whey protein é o suplemento protéico mais consumido no mundo: seu valor científico já é comprovado há vários anos. E não somente para o ganho de massa muscular, mas também para melhorar a imunidade, visto que melhora a disponibilidade de proteínas no organismo, elemento necessário para criar as células que compõe o sistema imune.

Um bom extrato protéico é uma ferramenta nutricional capaz de fornecer com facilidade ao corpo condições excelentes para seu fortalecimento, desintoxicação e manutenção.

O que é Whey Protein?

A whey protein é a proteína derivada do soro do leite, extraído durante o processo de fabricação do queijo e leite de vaca.  Esse soro do leite é processado para que sejam separadas as proteínas que o formam. As proteínas no leite de vaca são 80% caseína e 20% whey.

O principal diferencial da whey em relação às proteínas comuns encontradas nos alimentos em geral é que ela é rapidamente absorvida pelo organismo! Por isso, ingerindo a whey, levará, em média, somente em torno de 40 minutos para que exista um pico de síntese de aminoácidos e proteínas no sangue.

Whey para Atletas

O uso mais comum da whey é para quem quer ganhar massa muscular, sendo particularmente popular entre atletas. A proteína é essencial na reconstrução dos músculos, por isso a suplementação é muito útil nesse caso.

Whey em Dietas de Emagrecimento

Seu elevado poder de saciar as necessidades corporais traz muita saciedade, o que faz com que a whey seja excelente para dietas de perda de peso, fator que é auxiliado por suas propriedades anti-inflamatórias.

Uma dose de whey 20 minutos antes das principais refeições faz com que o apetite reduza-se sensivelmente, sem luta ou esforço.

Outros Benefícios da Whey Protein

Whey: Proteína de Alta Qualidade

A whey, por ser proteína de alta qualidade, fortalece unhas, cabelos, pele e, em destaque, as mucosas corporais, especialmente a as do tubo digestivo (intestinos). Uma dieta rica em proteína de fácil assimilação deixa as mucosas robustas e maleáveis, reduzindo inflamações e intolerâncias alimentares de qualquer tipo. Outros benefícios:

  • Rico em aminoácidos essenciais;
  • Absorção rápida;
  • Possui alto valor biológico, ou seja, é um suplemento completo de proteínas necessárias ao organismo;
  • Permite construção de massa muscular mais rapidamente que com outros suplementos;
  • Melhora o sistema imune;
  • Proteínas concentradas, livre de gorduras e com pouco carboidrato;
  • Contribui para a manutenção e crescimento muscular.

Sugestão de Consumo

Whey: Proteína de Alta Qualidade

Uma sugestão de uso é uma colher de sopa bem cheia ao despertar e outra no lanche da tarde. Ou em quaisquer outros momentos do dia em que você não ingere proteína. Essa medida confere cerca de 50 gramas diárias de proteína, o que suplementa de maneira excelente uma dieta tradicional.

Simplesmente misture com água, ou, melhor ainda, água de coco.

Outra ideia é preparar um shake com os ingredientes de sua preferência (frutas, leite de sementes, etc.) e adicionar uma dose da whey, batendo no liquidificador. Bebidas enriquecidas com proteína são excelentes para substituir refeições intermediárias (como o lanche da manhã ou da tarde), especialmente se combinadas com outros elementos nutritivos.

Efeitos Colaterais da Whey Protein?

Ainda não foi documentado nenhum efeito colateral que a whey protein possa oferecer. Mesmo assim, fique atento aos componentes da whey que você comprar. Caso você tenha alergia ou intolerância a algum dos componentes da fórmula, como o glúten, fenilalanina ou lactose.

Cuidado com o Excesso de Proteínas!

Ingerir proteína é fundamental para manter o corpo funcionando bem, mas é preciso muito cuidado com o excesso. Ultimamente, muitas pessoas têm recorrido a dietas restritivas em proteína para perder peso, ganhar massa magra ou melhorar o desempenho da musculação, mas esse excesso pode sobrecarregar o rim, entupir artérias e até mesmo prejudicar o coração.

Uma alimentação rica em proteína realmente ajuda a emagrecer, principalmente porque faz a pessoa perder muita água. Mas a longo prazo, traz resultados indesejados, pois a falta de outros elementos, como o carboidrato, pode provocar também falta de energia e fraqueza.

O ideal para se ter uma boa saúde, é ter a composição de proteínas, carboidratos, gorduras e fibras em harmonia. Porém nem sempre conseguimos a quantidade ideal de proteína durante um dia e às vezes é preciso suplementar, por isso a importância da whey. Além disso, a proteína é melhor aproveitada se consumida em pequenas porções ao longo do dia (ao invés de tudo de uma vez só). Como é muito improvável que alguém naturalmente consuma proteínas em todas as refeições (alguém aí come frango grelhado no lanche da tarde?), a whey é um bom suplemento para essa necessidade.

Tipos de Whey Protein

Whey: Proteína de Alta Qualidade

Na hora de comprar whey, é importante conhecer os 3 tipos comercializados.

Whey Protein Concentrada

Geralmente contém, juntamente com a proteína, gordura e algum colesterol (mesmo que em níveis baixos) e, adicionalmente, carboidratos na forma de lactose. A desvantagem deste tipo (comparando com o tipo isolado por exemplo) é que ele contém menos proteínas por grama, contém carboidratos e também algumas gorduras. Mas, no geral, são poucos carboidratos e as gorduras contidas são do tipo saudável.

Whey Protein Hidrolisada

É extraído através de um processo chamado hidrólise enzimática. Isso faz com que ele tenha ainda mais proteínas, alcançando a concentração de até 92%. Sua absorção é a melhor de todos os tipos de whey, pois seu processo de extração deixa a proteína em cadeias muito pequenas, tornando-as praticamente pré-digeridas.

Whey Protein Isolada

O tipo isolado é processado de forma a se remover a gordura e a lactose. Geralmente, este tipo contém mais de 90% de proteína por grama. Tendo isso em mente, o tipo isolado é geralmente o preferido (especialmente por atletas). Costuma ser bem mais caro que os outros tipos.

 

Gostou? Deixe seu comentário!

Vimos em Beleza e Saúde.