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Magnésio: Um Mineral Essencial

Magnésio: Mineral Essencial (que você provalmente tem deficiência!)

Um dos minerais mais importantes para nossa saúde é o magnésio. Ele é essencial em todas as idades, pois mantém o corpo vigoroso, previne diversas infecções e tem inúmeras outras funções. Infelizmente, hoje que a alimentação já não é tão rica em minerais como antigamente (pois o solo está mais pobre em minerais), a grande maioria das pessoas está deficiência em magnésio (especialmente os brasileiros!).

Por que precisamos de magnésio?

O magnésio cumpre papeis importantes e está presente no córtex adrenal, vasos sanguíneos, sistema cerebral e nervoso, ouvido interno, coração, fígado, hipotálamo, rins, músculos, baço, testículos, próstata e tiróide. Ele funciona em sinergia com o cálcio, e juntos promovem a qualidade e bom funcionamento dos ossos, dentes e tecidos.

O magnésio é sem sombra de dúvida um dos minerais mais essenciais e importantes para o organismo como um todo.

Os benefícios do magnésio

  • Ajuda a eliminar o ácido que se acumula nos rins, promovendo o funcionamento e a saúde renal.
  • É ideal para os esportistas ou pessoas com alto rendimento físico, já que ajuda a prevenir e combater as lesões musculares, cãibras, fadiga e/ou cansaço muscular.
  • Estimula o bom funcionamento do sistema cardiovascular, prevenindo as doenças do coração.
  • Estimula as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos, contribuindo, desta forma, a manter um equilíbrio mental.
  • Ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim, estimulando a boa circulação do sangue e prevenindo doenças.
  • Previne problemas como as hemorroidas, melhora a saúde intestinal e ajuda em casos como a colite, prisão de ventre, entre outros.
  • Previne os problemas da próstata e ajuda a combatê-los.
  • Fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir e a combater os resfriados, mucosidades e infecções.
  • É um poderoso remédio anti-estresse, que também ajuda a combater a depressão, os enjoos e a fadiga.
  • É muito importante na regulação da temperatura do corpo.
  • Previne o envelhecimento precoce, já que oferece vitalidade ao corpo e promove a regeneração celular.
  • É um elemento chave na prevenção da osteoporose, pois atua como um fixador de cálcio nos ossos.
  • Previne a formação de cálculos renais, impedindo que o oxalato de cálcio se acumule neles.
  • Promove a saúde da mulher, já que diminui os sintomas da TPM e estimula a regulação hormonal.
  • Combate os radicais livres, evitando a formação de tumores e verrugas.
  • Promove a limpeza das artérias, prevenindo ao mesmo tempo a arterosclerose.

Sinais de Falta de Magnésio

Alguns sinais podem ser pela falta de magnésio no organismo:

Insônia, obesidade, enxaqueca, TPM , instabilidade emocional, depressão, nervosismo, ansiedade, pedras nos rins, insuficiência cardíaca, fadiga crônica, diabetes, cãibras musculares, osteoporose, artrite, artrose, problemas de memória, sensibilidade ao ruído e envelhecimento acelerado.

 

Alimentos Ricos em Magnésio

Magnésio: Mineral Essencial (que você provalmente tem deficiência!)

Os alimentos ricos em magnésio são principalmente sementes, frutas secas e vegetais. Alguns exemplos:

  • Castanhas, nozes e amêndoas
  • Espinafre, beterraba, quiabo
  • Sementes de abóbora e de girassol
  • Feijões e ervilhas
  • Cacau, banana e abacate

Dose Diária

Magnésio: Mineral Essencial (que você provalmente tem deficiência!)

Pesquisas apontam que mais de 80% da população é deficiente em magnésio. Essa situação é ainda mais séria no Brasil, uma vez que aqui não possuimos terreno vulcânico que seria a principal fonte deste mineral no solo e, consequentemente, nos alimentos.

É recomendada a ingestão de 320 a 420 mg de magnésio diariamente, o que é bastante difícil de ser alcançado com a dieta pelos motivos citados acima.

Por isso, a suplementação com magnésio é bastante utilizada no Brasil e no mundo, e muitas pessoas relatam benefícios bem pronunciados já nos primeiros usos. Os suplementos são de vários tipos mas bastante semelhantes. Normalmente se encontram na forma de magnésio quelato e magnésio dimalato. Existe também o cloreto de magnésio, que é uma opção mais barata, e cuja absorção pelo organismo é menos eficiente. Pelo papel sinérgico com o cálcio, muitas vezes os suplementos contêm os dois minerais combinados.

 

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