,

Ferro no Sangue – Ferritina.

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

O ferro e ferritina são indicadores importantes no seu exame de sangue, especialmente quanto à saúde dos cabelos.

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado. A ferritina é a mais importante proteína de reserva do ferro e é encontrada em todas as células, especialmente naquelas envolvidas na síntese de compostos férricos, no metabolismo e na reserva do ferro.

Exame de Sangue

Em indivíduos saudáveis, normalmente o valor de referência da ferritina sérica é de 16 a 300 ng/mL em homens e de 10 a 161 ng/mL em mulheres.

Função da Ferritina

A função primária da ferritina é a de acumular o ferro intracelular protegendo a célula dos efeitos tóxicos do metal livre, constituindo uma reserva de ferro rapidamente mobilizável. A maior parte da ferritina no organismo encontra-se no fígado e nas células do sistema retículo endotelial do fígado, baço e medula óssea. Quantidades menores encontram-se no coração, no pâncreas e nos rins. Pequenas, mas significativas quantidades de ferritina encontram-se no soro humano.

Falta de Ferritina

A ferritina baixa está sempre relacionada com níveis de baixos de ferro e as suas causas podem ser:

  • Hipotireoidismo
  • Sangramento gastrointestinal
  • Sangramento menstrual
  • Anemia ferropriva
  • Alimentação pobre em ferro e vitamina C

Como uma das causas mais comuns da perda de ferro é a menstruação, o problema da ferritina baixa é sempre muito mais comum em mulheres.

Como aumentar a ferritina?

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Pelas referências do exame de sangue, ter uma ferritina baixa é abaixo de 10 ng/ml. Porém, para uma boa saúde, o ideal é que esteja no mínimo 50 ng/ml. Para que a tireoide funcione em perfeita harmonia, os níveis devem estar em pelo menos 70 ng/ml, pois a tireoide utiliza muito o ferro. Essa referência também vale para queda de cabelo: se estiver abaixo de 70 ng/ml, isso já contribui para a queda.

Para melhorar a ferritina, o ideal é caprichar nos alimentos com ferro, sempre que possível combinados com vitamina C, que é importante fator na absorção do ferro. Se você já se alimenta muito bem, e ainda assim sua ferritina é baixa, você pode usar suplementos de ferro ou, como alternativa mais natural, o melado de cana também pode ajudar.

Alimentos Ricos em Ferro

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Consequências da Ferritina Baixa

Quando os níveis de ferritina são baixos, pode se desenvolver anemia, bem como uma série de sintomas, tais como fadiga, falta de energia, pele pálida e fraqueza ou tontura, queda de cabelo e hipotireoidismo.

Excesso de Ferritina

A ferritina alta é um problema ainda mais grave que a ferritina baixa. Ela pode indicar o acúmulo excessivo de ferro, porém, em alguns casos também pode ser sintoma de inflamações ou infecções, estando associada a diversas condições bastante sérias:

  • Leucemia
  • Arritmias Cardíacas
  • Diabetes Tipo 1
  • Cirrose
  • Câncer de Fígado
  • Infarto do Miocárdio em homens
  • Mal de Alzheimer

Por isso, é muito importante incluir o exame de ferritina na sua rotina de exames. O excesso de ferro é muito simples de detectar e pode previnir doenças sérias. O excesso de ferritina é um problema mais comum em homens e em mulheres que não menstruam, pois a menstruação é uma forma de eliminação do ferro.

Como diminuir a ferritina?

Geralmente os sintomas do excesso de ferritina são dor nas articulações, cansaço, falta de ar ou dor abdominal. O tratamento vai depender da causa, mas normalmente também é complementado com a retirada de sangue para equilibrar os níveis de ferro e a adoção de dietas com poucos alimentos ricos em ferro ou vitamina C. O hábito da doação de sangue, além de ser uma maneira excelente de ajudar a quem precisa, é uma maneira fácil de prevenir o excesso de ferro no sangue.

Qual a diferença entre ferritina e ferro sérico?

Ferritina no sangue: Reflete o tamanho das reservas de ferro do corpo. É a principal proteína que armazena o ferro nas células.

Ferro sérico: Mede a quantidade de ferro livre no sangue.

Muitas pessoas tem a dosagem de ferro normal e a ferritina baixa. A dosagem de ferro não é o mais importante, pois é através da ferritina que o ferro é armazenado para se tornar utilizável pelo corpo.

E você, sabe a dosagem da sua ferritina?

 

Gostou? Deixe seu comentário!

Vimos em Beleza e Saúde.