,

Benefícios do Cacau

Cacau: Alimento dos Deuses!

Nós sempre ouvimos falar que o cacau é saudável, né? Entenda por que o cacau — além de ser uma delícia — é considerado um dos melhores alimentos funcionais para nossa saúde!

Características do Cacau

O cacau é um fruto de casca dura e de coloração que vai do amarelo esbranquiçado até vermelho escuro; pode medir até 20 cm de comprimento e contém uma polpa branca ou rósea com sementes avermelhadas. Destas sementes devidamente fermentadas e processadas, extrai-se a parte utilizada no chocolate, assim como a manteiga de cacau.

Os grãos são riquíssimos em antioxidantes, além de vitaminas e minerais, possuindo propriedades anti-inflamatórias e anti-alergênicas. A polpa do contém glicose e sacarose, fibras, vitaminas A, B1, B2, C, niacina e sais minerais como o magnésio, manganês, cobre, cromo, zinco ferro, fósforo e cálcio e uma grande quantidade de antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres, prevenindo doenças.

O cacau também possui diversos fitonutrientes como: catequinas, teobromina, feniletilamina, epicatequinas e muitos polifenóis, como flavonoides, que beneficiam o sistema nervoso e cardiovascular. Estes fitonutrientes contribuem para o funcionamento cognitivo saudável (memória, aprendizagem e pensamento crítico), ajudando a melhorar o fluxo de sangue no cérebro. Contém triptopfano que é importante na produção de serotonina.

 

Cacau: Alimento dos Deuses!

Benefícios do Cacau

  • Bom para o coração: os polifenois do cacau são benéficos para saúde cardiovascular, podendo também reduzir a pressão arterial. É uma excelente fonte de magnésio que diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos. Este, por sua vez, reduz os riscos de ataques cardíacos e derrames.
  • Antidepressivo natural: Os grãos de cacau contêm dopamina, feniletilamina (PEA) e serotonina, os quais são usados para promover a saúde mental e um bom humor. Além disso, também contêm inibidores da monoamina oxidase e aminoácido triptofano. Inibidores da monoamina oxidase trabalham para manter a dopamina e serotonina na corrente sanguínea por mais tempo, o que pode aliviar a depressão e promover a sensação de bem-estar.
  • Bom para o cérebro: O cacau pode ajudar a pensar melhor também. Os flavonóides aumentam o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro. Uma vez que a demência é causada por um fluxo reduzido de sangue ao cérebro.
  • Fonte de energia: Os grãos reduzem a ansiedade, promovendo, simultaneamente, o estado de alerta.
  • Bom para o intestino: O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.
  • Excelente para a pele: O cacau contêm algumas substâncias como o retinol, ácido ascórbico e vitaminas do complexo B. O alimento é utilizado em máscaras que ajudam a promovem a hidratação e oxigenação da pele. O ácido presente na polpa do cacau realiza uma leve esfoliação, eliminando as células mortas e suavizando as linhas finas. Os antioxidantes contidos no cacau ajudam a retardar o processo de envelhecimento.
  • Bom para TPM: O triptofano, que é um precursor da serotonina, também é um aliado na proteção da vagina contra corrimentos, no aumento da lubrificação feminina e no alívio das dores e sintomas da TPM.
  • Bom para os diabéticos: O cacau também ajuda o corpo a metabolizar o açúcar e reduzir a resistência à insulina.
  • Melhora a imunidade: Ajuda o sistema imunológico, estimulando a produção de linfócitos, um tipo de glóbulo branco que defende o organismo contra vírus e bactérias.

Como consumir o cacau?

Cacau em Pasta

Cacau: Alimento dos Deuses!

A pasta de cacau é totalmente produzida a partir de grãos de cacau e está disponível em blocos/barras. Após serem titurados integralmente, os grãos de cacau são prensados de forma a ficarem em blocos/barra, preservando ainda a gordura saudável do cacau, assim como a manteiga. É considerada a forma de chocolate mais pura de cacau e está se tornando bastante procurada e apreciada. É facilmente comestível, e pode ser usado em receitas em geral, em um estado puro e pleno de nutrientes, e com um sabor de chocolate escuro e suave.

Cacau em Pó

Cacau: Alimento dos Deuses!

Dificilmente você conseguirá comprar um cacau em pó puro e de alta qualidade. Isso porque, aqui no Brasil, o processo para fabricação desse tipo de produto é proveniente de cacau torrado, submetido a temperaturas de até 130°C: processo que transforma as gorduras saudáveis do cacau em matéria rançosa ou saturada. De qualquer forma, ainda é infinitamente melhor que os “achocolatados” vendidos em supermercados, já que não contém açúcar e substâncias artificiais.

Cacau Nibs

Cacau: Alimento dos Deuses!

São as amêndoas torradas, descascadas e trituradas. O cacau nibs é feito com o cacau gourmet, que segue especificações rigorosas dentre seleção de frutos, características da variedade do grão, fermentação e desidratação das amêndoas, comprovando assim, a qualidade da matéria prima. Os nibs de cacau são alimentos da altíssima qualidade, que preservam todos os seus nutrientes, sendo assim uma ótima opção para complementar nossa alimentação. Pode ser usado nas frutas (com banana picadinha fica ótimo), iogurtes e vitaminas.

 

 

E chocolate? É a mesma coisa?

Chocolate e cacau são alimentos diferentes. Aliás, dependendo do chocolate, bastante diferentes. O cacau é a forma pura, cheio de nutrientes e é excelente para saúde (especialmente se for orgânico). Já o chocolate tem apenas uma pequena fração de cacau. A grande maioria de sua composição é gordura hidrogenada, açúcar, leite, aromatizantes, conservantes e emulsificantes. Portanto, se não tiver acesso ao cacau puro de alta qualidade, prefira sempre um chocolate com no mínimo 70% de cacau.

 

 

 

Gostou? Deixe seu comentário!

Vimos em Beleza e Saúde.